Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

29 de março de 2010

Testemunho de Encarregada de Educação

Plano Nacional de Leitura - Pré-escolar
Como mãe de uma criança que frequenta o pré-escolar, penso que o Plano Nacional de Leitura tem como principal objectivo elevar o nível de leitura dos alunos, crianças, dos portugueses em geral.
É uma aposta da leitura em família, em que todas as partes têm que interagir, pais/escola/família. A criança deve ser estimulada a ler, a manusear os livros, isto deve ter o seu início o mais cedo possível, para que a criança não pense que o livro é o "bicho papão".
Infelizmente muitos pais não "se dão ao trabalho" de pegar num livro infantil de o ler ao seu filho, ou mesmo contar-lhes histórias, e estes só têm contacto com os livros no 1º ciclo, livros escolares, e o bom hábito de leitura deixa de existir.
Quando a criança leva o livro para casa, obriga os pais a sentarem-se e a lerem, embora muitos o façam por obrigação, mas o que importa aqui é o que fazem, desta forma estão a contribuir para aumentar o gosto pela leitura da criança e quem sabe deles próprios.
Portanto eu sou apologista do Plano Nacional de Leitura no pré-escolar, e penso que as crianças deveriam levar mais vezes livros para casa, porque o principal objectivo é levar a leitura aos mais pequenos, para que estes nunca percam o magnífico acto de pegar num livro folheá-lo e lê-lo.
Maria João Pinto Vaz
(Encarregada de Educação do JI da Bela)

Sem comentários:

Enviar um comentário