Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de fevereiro de 2012

Encontro com...Palmira Martins

       “ … assim sou feliz aqui”, foi com esta expressão que a escritora Palmira Martins terminou as suas sessões no dia 9 de Fevereiro nas EB1/JI do Agrupamento, após a apresentação do livro “O grilinho tenor”. A fábula conta--nos a história de João que apanhou um grilo e colocou-o numa gaiola dourada, mas esse deixou de cantar…. Qual seria a razão? … tristeza por não poder estar com os seus amigos insetos nos ensaios do concreto de verão. A criança ao saber o motivo da tristeza do grilinho soltou-o permitindo que esse pudesse ensaiar, livremente, com os seus amigos.


       Felicidade é o sentimento manifestado pela autora ao escrever para crianças e poder, deste modo, voltar a conviver com os mais jovens. Ao longo dos vários anos de docência, Palmira Martins foi escrevendo vários textos, alguns premiados até “ouvir uma vozinha” a chamar por ela dentro do baú mágico… que guarda na sua casa. Essa voz era o apelo do grilinho a pedir-lhe que o tirasse daquela gaiola dourada e, foi assim que se iniciou a aventura d’”O grilinho tenor”. Atentos os alunos do 3.º ano ficaram maravilhados com a narração da escritora que por momentos os “transportou” para o imaginário das fábulas, onde o grupo de pequenos insetos, por eles conhecidos, preparava um concreto musical.

       No final das sessões os alunos puderam mostrar as suas ilustrações sobre o texto explorado nas aulas e oferecer lembranças que muito foram apreciadas pela escritora. Ficou o desafio de continuarem a história do pequeno grilinho…

Sem comentários:

Enviar um comentário