Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

6 de março de 2012

Encontro com... João Pedro Mésseder

A declamação de alguns poemas do livro “De que cor é o desejo?”, por alunos das referidas turmas, deu o mote para uma conversa fluída e amena com o autor desta obra, enquadrada por trabalhos realizados por alunos de 9º ano, na disciplina de Educação Visual.
José António Gomes explicou porque assina a maior parte dos seus livros com o pseudónimo, João Pedro Mésseder, falou do seu percurso profissional como professor e escritor e referiu algumas das suas obras, entre as quais, “Fiz das pernas coração”, “Histórias a muitas mãos”, “Romance do 25 de Abril”, “Lulu ou a hora do lobo” e “Elucidário de Youkali seguido de ordem alfabética”.
Como a curiosidade do jovem público não ficou satisfeita, foram colocadas várias questões a João Pedro Mésseder, que procuraram perceber melhor o escritor e a sua obra. Quais as suas fontes de inspiração? Que palavras mais o induzem a escrever? Gosta mais de ler ou escrever? Qual o momento do dia em que prefere escrever? Prefere escrever em prosa ou em verso? Foram algumas das perguntas feitas pela jovem plateia ao autor convidado para esta tertúlia.
O encontro com João Pedro Mésseder terminou com a habitual sessão de autógrafos.

Eu quero uma nova palavra
diferente das outras palavras
que cansei de repetir, uma palavra de vento,
uma palavra que o tempo
seja capaz de ferir.
Eu quero uma nova palavra,
mistura de sol e de frio,
de barcos descendo um rio,
cheia de céu e mar.
Eu quero uma nova palavra
aberta de par em par
como o rosto de um menino
com paisagens no ouvido
e cantigas no olhar.
IN: Mésseder, J. P. (2003). De cor é o desejo? Lisboa: Caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário