Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

15 de março de 2012

Semana da Leitura

        Solidariedade/Cooperação foi o lema sugerido pelo PNL para a Semana da Leitura que decorreu este ano entre 5 e 9 de março. A festa da Leitura celebrou-se, no nosso Agrupamento, com sessões de Leitura em todas as turmas do mesmo. A concretização dessas sessões contou com o envolvimento direto de vários elementos da Comunidade Escolar, nomeadamente setenta e cinco alunos, dezoito professores, quinze assistentes operacionais e um encarregado de educação.
        Viajaram, emocionaram e fizeram refletir um total de sessenta e três textos. Nas diversas salas de aula e nas duas bibliotecas do Agrupamento soaram textos elaborados pelos alunos do 1.º ciclo, outros selecionados por professores e alunos, outros sugeridos pela equipa da Biblioteca Escolar na sua maioria relativos ao mote da Semana da Leitura.
        Evidenciada pelo escritor João Pedro Mésseder a importância da Palavra, foi declamada e cantada em poesia pelo diseur António Sousa e o cantor Ivo Machado e, também, dramatizada pelo professor/escritor João Chaves.
        A cooperação do Agrupamento com as famílias foi reforçada com a organização de duas ações de sensibilização dedicadas aos temas das Redes Sociais virtuais e da importância da Biblioteca/Leitura para a promoção do sucesso escolar.
        Mas não só de palavras se fez a Semana da Leitura, essas foram coloridas por afetos com a visita ao Lar de Idosos do Centro Social de Ermesinde por alunos do 6.º D e 5.º C.
       Num cantinho dedicado à criação inaugurou-se o espaço “Momentos de Inspiração” que desejamos que venha a ser o catalisador para novas aventuras da Palavra e da Imagem para os nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário