Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

11 de junho de 2012

                         Encontro com Adélia Carvalho     

      Deixar espaço para a criação e a imaginação dos leitores são algumas das tónicas comuns nos livros de Adélia Carvalho.
     Essa intenção da autora foi testemunhada pela participação dos alunos do 1.º ano e pré-escolar nas sessões que foram realizadas no nosso Agrupamento.
     As aventuras da crocodila Dalila e dos animais que desejavam passar o rio entusiasmaram os alunos do 1.º ano. O trabalho desenvolvido no contexto de sala de aula permitiu que os discentes criassem pequenos poemas sobre a personagem d’”A crocodila mandona” e estabelecessem novos e imaginários cenários em relação aos presentes que a raposa, a aranha e o burro ofereceram à crocodila.
     Descobriram que muitos autores gostam de “brincar” com expressões e palavras de duplo sentido, como por exemplo: “uma mão cheia de nada” ou a utilização das palavras homónimas. Que as histórias muitas vezes, não necessitam de apresentar uma moral ou um final determinado.
     Esta última descoberta esteve, também, presente nas sessões sobre um final que os alunos poderão dar ao elefante que visitou uma loja de porcelanas.
     As crianças do pré-escolar compreenderam, ainda, segundo a narrativa do “Elefante em loja de porcelanas”, que havendo cuidado não nos magoamos uns aos outros, tal como o elefante que teve cuidado e andou em “pezinhos de lã” pela loja de loiça fina à procura de um serviço de chá.
     A autora estabeleceu um permanente diálogo com os alunos, ficando agradada com os poemas e fantoches, elaborados pelos alunos do 1.º ano e pré-escolar, tendo por base as suas obras. No final de algumas sessões foi presenteada com lembranças feitas pelos discentes.








Sem comentários:

Enviar um comentário