Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

5 de dezembro de 2012

Dia Mundial da Ciência


No dia 22 e 23 de novembro esteve patente na Biblioteca da Escola E.B 2/3 D. António Ferreira Gomes uma Feira/ Exposição de Rochas, Minerais e Fósseis, bem como uma exposição de trabalhos dos alunos, no âmbito da atividade de comemoração do “ Dia Mundial da Ciência” – dia 24 de novembro, conforme se encontrava previsto no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento.
Para esta atividade, levada a cabo pelas docentes de Ciências Naturais com a colaboração dos docentes de Ciências Físico Químicas, foi elaborado um escalonamento de professores para acompanhar os alunos de todas as turmas do 2º e 3ºCiclos à citada Feira/Exposição durante cerca de 15 minutos.
Os minerais e as rochas expostas suscitaram grande curiosidade nos alunos, bem com a sua aplicação em bijuteria e bibelots. Também os fósseis patentes na feira/exposição originaram grande interesse por parte de alguns alunos nomeadamente os dentes de tubarão fossilizados.
Foram também muito apelativos a maioria dos trabalhos elaborados pelas turmas do sétimo ano que construíram lunetas, telescópios, sondas, foguetões e vaivéns, entre outros, no sentido de consolidar os conteúdos abordados na unidade “ A Ciência e a tecnologia no conhecimento do Universo”. Foram também expostos exames de diagnósticos complementares (radiografias, ecografias, eletrocardiogramas e TAC) recolhidos pelos alunos de 9º ano no sentido de divulgar a importância da Ciência e do desenvolvimento da tecnologia na Saúde. Foram ainda projetados, na biblioteca, alguns PowerPoint das duas disciplinas envolvidas na atividade, sobre as temáticas lecionadas, nomeadamente, Astronomia e Saúde. 

Professores da área disciplinar de Ciências Naturais

Sem comentários:

Enviar um comentário