Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

7 de novembro de 2013

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi assinalado no nosso Agrupamento com diversas iniciativas.Esta efeméride foi publicitada através do cartaz criado pela professora Sandra Penides, afixado em todas os estabelecimentos de ensino do agrupamento.

Na escola sede foi afixada uma faixa, em tela, na parede exterior da BE, alusiva ao Dia da Biblioteca Escolar, o polivalente e a BE foram decorados com livros, revistas e jornais, suspensos de forma ostensiva para suscitar a curiosidade da comunidade educativa e em todos os blocos da escola foram colocados cartazes apelando à utilização da BE e dos seus recursos. Esta estratégia de marketing da BE teve a colaboração de vários intervenientes: as turmas do 11.ºDG, 12.ºH e 12º DG, sob a orientação dos professores Fernando Alves, António Sousa, Eugénia Sebastião e Ana Marinho.
No primeiro dia de outubro, em colaboração com a área disciplinar de Educação Musical comemorou-se o Dia Internacional da Música com a projeção de videoclips de diversos géneros musicais nas bibliotecas da Escola Secundária e da Escola Básica D. António Ferreira Gomes. 
Durante todo o mês de outubro, foram realizadas sessões de formação de utilizadores sobre a organização e funcionamento da BE às turmas de 3º e 4ºanos da Escola Básica da Bela e a todas as turmas de 5º e 7º anos de escolaridade da escola sede e da D. António Ferreira Gomes. 
Foram também promovidas sessões da Hora do Conto em todas as escolas básicas de 1º ciclo e pré-escolar do Agrupamento com a exploração dos livros “b A que sabe a lua”, “Dá-me um abraço”, “ A História do Fiambrino” e “A loja do vendedor de mães”, que suscitaram a curiosidade e a criatividade dos mais pequenos, como se constata pelos trabalhos realizados na exploração pedagógica dos textos. 
Na Escola Básica D. António Ferreira Gomes a BE colaborou ainda com os docentes de Ciências Naturais na comemoração do Dia Alimentação através da projeção de uma lista de reprodução do Youtube sobre a temática da alimentação saudável e da disponibilização nos computadores da BE de um jogo didático sobre o tema. 
A comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares abrangeu ainda a realização de jogos de descoberta da Biblioteca Escolar na escola sede, na Escola D. António Ferreira Gomes e na EB1/JI da Bela, envolvendo cerca de 203 alunos dos 2.º e 3.º ciclo e 96 alunos do 1º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário