Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

18 de dezembro de 2013

Biblioteca Humana

Numa parceria que se tem vindo a desenvolver anualmente entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional e a Biblioteca Escolar, realizou-se, nas escolas Secundária de Ermesinde (dias 10 e 11 de dezembro) e D. António Ferreira Gomes (dia 12 de dezembro) mais uma edição da “Biblioteca Humana”. Com a colaboração da Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito do projeto “Promoção da Interculturalidade a nível municipal” e sob o lema”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.
As sessões contaram com um conjunto de pessoas que “atuou como livros humanos”, representando grupos/esteriótipos tais como etnia, imigração, deficiência, doença oncológica e orientação sexual, que são frequentemente alvo de preconceito e discriminação.

Os alunos, organizados em pequenos grupos, conversaram com os convidados, ouviram pequenos relatos de experiências vividas e colocaram questões. Intervieram 91 alunos do 9º ano, nas sessões realizadas na Escola D. António Ferreira Gomes e 164 do 9º, 10º. 11º e 12º anos da Escola Secundária de Ermesinde.

Sem comentários:

Enviar um comentário