Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

24 de fevereiro de 2014

Amostras para ler +, no 1.º ciclo


Ao longo dos meses de janeiro e de fevereiro, a Biblioteca Escolar, em articulação com os docentes do 1º ciclo, dinamizou o projeto “Amostras para ler+”.
O objetivo do programa é simples: estimular a vontade de ler e de levar o aluno a contactar com a maior diversidade de obras; ampliar o conhecimento e enriquecimento do vocabulário.
A proximidade com os livros e a aquisição de hábitos de leitura, desde a infância, são fatores determinantes para que os circuitos neuronais – que são indispensáveis à aprendizagem – funcionem a 100%.
Como amostras, salientam-se os títulos: “A joaninha vaidosa”, “Descobri um esconderijo”, “O sapo apaixonado”, “A história da pequena estrela”, “Uma aventura na Serra da Estrela”, “Elmer”, “O segredo do rio”, “Não quero usar óculos”…
Numa segunda fase, serão dinamizados fóruns de leitura interturmas, em que cada aluno ou grupo/turma dará a conhecer uma obra das “Amostras para ler+”.
Em relação aos alunos do 1º ano de escolaridade, pretende-se que haja o apoio da família no processo de aprendizagem da leitura e a apresentação da obra em contexto de sala de aula.

Porque a leitura se tornou um passaporte para o mundo... Não façamos da leitura uma miragem.
Ler é uma descoberta! Por isso é preciso ler.


Sem comentários:

Enviar um comentário