Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

2 de fevereiro de 2014

Um livro... em família

Explorar a Literatura para a Infância junto das crianças do Jardim-de-infância é o resultado do reconhecimento da importância do papel da literatura nesta fase de desenvolvimento.  O convívio/contacto diário com o Livro e as suas histórias desenvolve competências que se revelam, mais tarde, importantes na capacidade de produzir e perceber textos narrativos, orais ou escritos. Em idade pré-escolar, o contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir da imagem, são um meio de abordar o texto narrativo que suscitam o desejo de aprender a ler.   Através dos livros as crianças também descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. Pelo livro a criança sonha, imagina, exprime sentimentos e emoções. A leitura  provoca sentimentos e emoções especiais, diverte, comunica fantasias, faz recordar acontecimentos.

O Plano Nacional de Leitura, promove um projeto de promoção de leitura em família, para a Educação Pré-Escolar, Leitura em Vai e Vem.
O Jardim de Infância de Sampaio deu continuidade ao projeto já iniciado e implementado em anos letivos anteriores.
Este ano tendo em conta o grupo ser muito heterogéneo, a abertura de uma biblioteca na Eb1, e em articulação com as professoras bibliotecárias do Agrupamento, organizámos um desenvolvimento diferente:

De cada vez, os grupos, trazem um livro de casa, para partilharem com os colegas ou requisitam um livro da biblioteca da EB1JI de Sampaio/  e levam-no para casa, durante cinco dias, em mochila própria, confecionada pela avó do Rodrigo e da da Inês Santos, para lerem em conjunto com os pais ou outros familiares. No final da leitura, os adultos devem ajudar a criança a fazer o registo de opinião num folheto próprio. Passando os cinco dias, a mochila com o livro e o registo da leitura, voltam à escola.
Agora apreciem alguns dos nossos trabalhos.
Educadoras Adelina e Amélia







Sem comentários:

Enviar um comentário