Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

6 de março de 2014

Amostras para ler +, 2.º ciclo


A leitura pessoal e autónoma é indispensável à formação integral dos alunos. É premente, portanto, a Escola ajudar os alunos a descobrir o prazer da leitura, promovendo o contacto direto com a maior diversidade possível de obras, para que cada um possa descobrir e aprofundar o seu percurso pessoal de leitura.[1]
Foi com base neste pressuposto que a RBE e o PNL criaram o Projeto “Amostras para ler +”, implementado no nosso agrupamento no ensino básico, numa articulação entre o Serviço de Bibliotecas Escolares, os professores titulares de turma e os docentes de Português.
No 2.º ciclo, as professoras bibliotecárias, alguns alunos do 6.º,7.º e 10.º anos, e uma professora aposentada (voluntária da leitura) apresentaram e leram em voz alta pequenos trechos de obras tão diversas como:
  • Enigmas policiais, de Jim Sukack;
  • A quinta das Lágrimas, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
  • Um pombo chamado Colombo (Aventuras de Colombo), de Margarida Fonseca Santos et al.;
  • O tio Alberto e o mundo dos quanta, de Russell Stannard;
  • Quero ser actor, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
  • O Planeta Branco, Miguel Sousa Tavares;
  • Tu escolhes, de Teresa Guedes.

Foram momentos de deleite para todos os participantes nestas sessões, que esperamos se traduzam na procura e descoberta de outras experiências de leitura.





[1]
Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura. (2013/2014). Amostras para ler +. Estimular a leitura pessoal e autónoma. Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, p.3.

Sem comentários:

Enviar um comentário