A leitura pessoal e autónoma é indispensável à
formação integral dos alunos. É premente, portanto, a Escola ajudar os alunos a
descobrir o prazer da leitura, promovendo
o contacto direto com a maior diversidade possível de obras, para que cada um
possa descobrir e aprofundar o seu percurso pessoal de leitura.[1]
Foi com base neste pressuposto que a RBE e o PNL criaram o
Projeto “Amostras para ler +”, implementado no nosso agrupamento no ensino
básico, numa articulação entre o Serviço de Bibliotecas Escolares, os professores
titulares de turma e os docentes de Português.
No 2.º ciclo, as
professoras bibliotecárias, alguns alunos do 6.º,7.º e 10.º anos, e uma
professora aposentada (voluntária da leitura) apresentaram
e leram em voz alta pequenos trechos de obras tão diversas como:
- Enigmas policiais, de Jim Sukack;
- A quinta das Lágrimas, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
- Um pombo chamado Colombo (Aventuras de Colombo), de Margarida Fonseca Santos et al.;
- O tio Alberto e o mundo dos quanta, de Russell Stannard;
- Quero ser actor, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
- O Planeta Branco, Miguel Sousa Tavares;
- Tu escolhes, de Teresa Guedes.
Foram momentos de deleite para
todos os participantes nestas sessões, que esperamos se traduzam na procura e
descoberta de outras experiências de leitura.
Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de
Leitura. (2013/2014). Amostras para ler +. Estimular a leitura pessoal e
autónoma. Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, p.3.
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