Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

6 de março de 2014

Encontro com os livros

O “Pardinhas“, obra de António Mota, retrata a vida de uma aldeia do norte de Portugal, onde as pessoas viviam com dificuldades por não terem recursos económicos ou as famílias serem numerosas.
Uma das personagens, Leonel, decidiu abandonar tudo para ir à procura da sua mãe, que tinha fugido de casa com outro homem porque era vítima de maus tratos. O pai do Leonel, que era bêbado, não aprendeu nada com a fuga da mulher e do filho, acabando por ser encontrado morto num riacho da aldeia. Tal como diz o provérbio popular “Burro velho mais vale matá-lo do que ensiná-lo“. Os colegas do jovem admiraram muito a sua atitude, pois quando fugiu não levou nada consigo.
A mãe do narrador era uma pessoa muito bondosa. Quando um mendigo lhe batia à porta, apesar de ser pobre, tinha sempre alguma coisa para lhe dar.
O Joaquim Batata foi acolhido pela família do narrador. Construíram um barraco e deram-lhe cama e comida. Em troca, Joaquim Batata tinha que ajudar nas tarefas do campo.
A mãe do narrador vendeu a casa e os filhos foram para a cidade do Porto. Apenas a irmã Rosa ficou em Pardinhas com a mãe.

Gostei desta obra, porque retrata realidades diferentes das que conheço.
Considero que, tal como é referido na obra, “…com uma vontade enorme de vencer todos os obstáculos”, podemos ir longe e concretizar os nossos objetivos.

Daniela Fernandes
Nº3  8ºAVOC


   

Sem comentários:

Enviar um comentário