Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

8 de abril de 2014

Encontro com... Richard Zimler

O escritor Richard Zimler visitou o nosso agrupamento a 2 de abril sob o patrocínio da Antunes Livreiros, a convite dos Serviços de Bibliotecas Escolares e da Área Disciplinar de História.
A obra do autor “Os Anagramas de Varsóvia”, lida e explorada nas aulas de História dos 9.º e 12.º anos, a propósito do tema “Holocausto”, serviu de mote a este encontro.
No Fórum Cultural de Ermesinde, local onde esta atividade se realizou, alunos e docentes conversaram com o autor sobre aquela e outras obras, bem como sobre as suas memórias de família, as suas experiências de vida e o seu processo de criação literária.
Os trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito da exploração pedagógica da obra, estiveram expostos no Fórum. No final desta notícia, apresenta-se um desses trabalhos, o de Rúben Araújo.
Na primeira sessão, dois alunos, João Marcos e João Pedro, do 9º ano, leram 2 poemas em língua inglesa sobre o gueto de Varsóvia (Five Times e Rachel and the butterfly, de Yvonna Opoczynska-Goldberg) e o professor Arlindo Vieira declamou um poema, escrito por si, em memória de todos aqueles que viveram e morreram no gueto que serviu de cenário ao livro “Os Anagramas de Varsóvia”.
Nas duas sessões, os alunos do 12.ºF presentearam o escritor e a plateia com a dramatização dos principais momentos da trama descrita por Richard Zimler na obra que leram.
A partilha de ideias entre Richard Zimler e os nossos alunos e docentes terminou com a habitual sessão de autógrafos.
A concretização e o sucesso desta atividade só foram possíveis graças à colaboração de vários agentes e entidades, para além dos seus promotores: a Câmara Municipal de Valongo, a equipa técnica do Fórum Cultural de Ermesinde, a Direção do Agrupamento, os docentes que acompanharam os alunos e que ajudaram na preparação da atividade.


Sem comentários:

Enviar um comentário