Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

22 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril de 2014


Comemorado desde 1996, o Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de abril pela UNESCO para fomentar o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor. A data escolhida evoca também a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem, em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos nesta data em 1616.

A Diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, na sua mensagem a propósito desta efeméride salientou que os livros são as forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz. “No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a UNESCO convida todas as mulheres e todos os homens a reunirem-se em torno de livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a incorporação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, de inspirar compreensão e tolerância”.


Irina Bokova cita ainda na sua mensagem Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que foi baleada pelo Taliban por ir à escola, que afirmou no seu discurso nas Nações Unidas: 
“Vamos pegar nos nossos livros e nas nossas canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas".

Em Portugal, a imagem do cartaz da DGLAB (Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas) comemorativo do Dia Mundial do Livro é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz).

Sem comentários:

Enviar um comentário