Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

12 de novembro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi assinalado no nosso Agrupamento com diversas iniciativas e divulgado através do cartaz criado pela professora Sandra Penides.
Na escola sede, sob a orientação da professora Eugénia Sebastião, e com a colaboração das docentes Glória Neiva e Fátima Guimarães, foram criados marcadores de livros, com base em  trabalhos de alunos de Artes e citações acerca das bibliotecas, do livro e da leitura.
No primeiro dia de outubro, em colaboração com a área disciplinar de Educação Musical, comemorou-se o Dia Internacional da Música, com a projeção de videoclips de diversos géneros musicais, nas bibliotecas da Escola Secundária e da Escola Básica D. António Ferreira Gomes.
Ao longo do mês de outubro, realizaram-se sessões de formação de utilizadores sobre a organização e funcionamento da BE, para as turmas dos 3º e 4ºanos da Escola Básica da Bela e para as de 5º e 7º anos da escola sede e D. António Ferreira Gomes.
Na escola sede realizou-se ainda, para uma turma do 10.º ano, uma sessão de formação em Literacias da Informação.

A Biblioteca da Escola Secundária acolheu ainda uma sessão de sensibilização sobre violência no namoro.
Na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, a BE colaborou, também, com os docentes de Ciências Naturais na comemoração do Dia Alimentação através da projeção de uma lista de reprodução no Youtube sobre a temática da alimentação saudável, e ainda pela disponibilização, nos computadores da BE, de jogos didáticos do Programa PASSE. Realizou-se também uma sessão sobre nutrição para os alunos de 9º ano.
O Serviço de Bibliotecas Escolares participou uma vez mais na comemoração do Dia Mundial da Erradicação da Pobreza com a projeção de uma lista de reprodução de pequenos filmes sobre esta temática.
A comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares abrangeu ainda a realização de jogos de descoberta da Biblioteca Escolar na escola sede, na Escola D. António Ferreira Gomes e na Escola Básica da Bela, envolvendo cerca de 155 alunos dos 2.º e 3.º ciclo e 46 alunos do 1º ciclo.
Com vista à promoção do livro e da leitura, o Serviço de Bibliotecas Escolares dinamizou sessões da “Hora do Conto” dirigidas às turmas da EPE do agrupamento e 1.º ano da Escola Básica da Bela, tendo sido exploradas as obras “O macaco de rabo cortado” e “A história de Fiambrino”.
Como vem sido hábito no agrupamento, a Escola Básica da Bela recebeu, no dia 28 de outubro, a escritora Aline. A sessão destinada às turmas do 2.º ano, envolveu 56 alunos. Os magníficos trabalhos realizados sobre os vários contos integrados em “A Bela e o Monstro” e “A casinha de chocolate” contaram com a participação da família e encontram-se expostos na biblioteca escolar.
Inscrito no projeto “Aler+”, tiveram lugar na Escola Básica da Bela os “Fóruns de leitura” interturmas, nos quais participaram as turmas do 3.º ano. A escolha das obras esteve a cargo dos alunos, sob orientação das docentes Ana Duque e Ana Paula Gonçalves. O estudo de Luísa Ducla Soares abriu as portas ao mundo da leitura, do sonho e da poesia, bem como ao desenvolvimento de competências de expressão escrita e técnicas de apresentação oral.

Sem comentários:

Enviar um comentário