Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

30 de novembro de 2014

Sessão de sensibilização sobre "O caminho-de-ferro em Ermesinde"


No âmbito da atividade "Conto Andarilho", decorreu, no dia 25 de novembro, uma ação de sensibilização sobre "O caminho-de-ferro em Ermesinde", dirigida aos alunos do 3.º ano do agrupamento. As sessões contaram com o apoio da Biblioteca Municipal de Valongo (Dra. Maria do Céu) e da Associação Valonguense dos Amigos da Ferrovia (Gabriel Lopes, Daniel Nogueira e Ricardo Ferreira).
Através da visualização de um PowerPoint e de um vídeo, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre a importância dos caminhos-de-ferro e sua evolução ao longo dos tempos. 
Em 1873, inicia-se, em Ermesinde, a construção da Linha do Douro, tendo sido inaugurado o troço Ermesinde/Penafiel em 29 de julho de 1875. 
Ricardo Ferreira referiu a importância da Revolução Industrial e de Fontes Pereira de Melo, que construiu o primeiro troço dos caminhos de ferro, aumentou o número de estradas e montou a primeira linha telegráfica. 
Os alunos mostraram-se interessados e participativos, colocando questões pertinentes sobre a temática abordada.



Sítios de interesse:




Sem comentários:

Enviar um comentário