Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

20 de novembro de 2014

Vencedores do concurso de escrita criativa de S. Martinho

O Serviço de Bibliotecas Escolares juntou-se às comemorações do Dia de S. Martinho, na Escola Básica D. António Ferreira Gomes e organizou um concurso de escrita criativa, no qual participaram 13 equipas, num total de 99 alunos.

Os participantes foram convidados a elaborar um texto narrativo a partir de uma de duas fotografias. Uma das imagens retratava uma vendedora de castanhas e a outra uma criança a comer castanhas.

E os grandes vencedores foram:

Eis os textos premiados:
O magusto da aldeia do Norte   
Numa manhã de S. Martinho, na aldeia do norte festejava-se o Magusto. As pessoas da aldeia andavam muito excitadas, pois aquela celebração era muito importante para a população da aldeia.   Não era uma aldeia muito conhecida, mas muitas pessoas que viviam ali perto a visitavam, pois era encantadora e tinha umas bonitas paisagens.   Normalmente na aldeia, o magusto festejava-se com muitas pessoas na rua a vender castanhas. Os visitantes que lá iam pela primeira vez compravam montes e montes delas. Também se vendiam outros produtos tradicionais da Terra.   Na aldeia vivia uma velhinha que adorava vender castanhas e que todos os anos as vendia muito bem.Mas as pessoas só lhe compravam as castanhas, pois era muito generosa e oferecia algumas às pessoas pobres. Como as pessoas ficaram muito agradecidas, fizeram-lhe uma festa e foi o melhor magusto de sempre!

5º A, As melhores escritoras da escola

Um modo de viver                
Era uma vez, uma senhora idosa que vendia castanhas, porque não tinha rendimento. Não tinha filhos, nem marido. A venda de castanhas era o seu único “ganha-pão”.
            Certo dia, mesmo em frente da sua banca uma menina dançava e esta chamava multidão.            A partir desse dia, todos os dias, lá aparecia a menina a dançar. Os clientes que outrora compravam castanhas à senhora, começaram a prestar mais atenção à menina, e davam o seu dinheiro à menina.            Com o passar do tempo a menina reparou que a senhora passava dificuldades e que estava a impedir a venda das castanhas. Por isso decidiu doar todo o dinheiro que ganhou à pobre senhora.            Com este ato de solidariedade a senhora e a menina tornaram-se muito próximas, a menina dançava e recomendava às pessoas as castanhas da senhora. Um dia um homem passou por lá e convidou a menina e a senhora a trabalharem com ele no estrangeiro ganhando um bom lucro e tendo melhores condições de vida.            E assim viveram felizes para sempre!

8º A, Pretty Little Winners

Sem comentários:

Enviar um comentário