Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de abril de 2015

Encontro com... Isabel Alçada



No dia 7 de abril, os alunos da EPE e 1º ciclo do agrupamento tiveram oportunidade de estar em contacto com a escritora Isabel Alçada.
Para isso, os diferentes espaços foram abrilhantados com trabalhos de expressão plástica e escrita (textos poéticos e biografias) produzidos em contexto de sala de aula sob a orientação dos docentes. A atividade contou com o envolvimento dos familiares na criação de pequenas bruxas numa referência à obra “A Bruxa Cartuxa na floresta dos segredos”.
O entusiasmo, a alegria e o dinamismo foram evidentes nos diferentes momentos com a autora da coleção “Uma aventura”.
A sessão iniciou-se com a apresentação da escritora, seguindo-se a abordagem de algumas obras exploradas pelos alunos ao longo do 2º período.
Um dos momentos mais emocionantes foi, sem dúvida, a apresentação de momentos de leitura de textos produzidos pelos alunos, a partir da análise das obras “A Bruxa Cartuxa na Floresta dos Segredos”, “Há Fogo na Floresta”, “O lobo prateado”…
Mas a música também marcou presença pela voz de Isabel Alçada, com a canção “A Bruxa Cartuxa”, a que alunos e docentes se juntaram à festa.

A todas as questões colocadas pelos alunos do 3º e 4º anos das Escolas Básicas da Bela e de Sampaio, Isabel Alçada respondeu com simpatia e clareza, como só uma boa escritora e comunicadora sabe fazer.
O encontro, em cada escola, terminou com uma sessão de autógrafos que colocou os alunos em alvoroço para obter a preciosa dedicatória nos livros que têm lido e que contam histórias educativas, com enredos estrepitantes e cheios de emoção.


Sem comentários:

Enviar um comentário