Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de maio de 2015

A propósito do estudo da obra "A vida mágica da Sementinha"



António Alves Redol nasceu em Vila Franca de Xira, a 29 de dezembro em 1911, e morreu a 29 de novembro de 1969.
Queria ser médico, mas, devido à influência do seu avô, bem como do contacto e da admiração pelos jornalistas e escritores, fez com que aos 14 anos começasse a colaborar (com textos) para semanários e jornais.
Foi considerado como um dos expoentes máximos do neorrealismo português.
Alves Redol teve origem nos espaços rurais, com uma infância marcada pela pobreza, já que o seu pai era um pequeno comerciante.
Em função disso, começou desde cedo a trabalhar. Presenciou, desde essa altura, as péssimas condições de vida do homem rural, o que mais tarde se veio a refletir preponderantemente na sua escrita.


José Nunes   E5ºB


Ivan Vladimirovich Michurin
Foi médico e pesquisador russo, membro Honorário da Academia de Ciências da União Soviética, e académico da União das Academias de Agricultura Lenin.
Em 1875, Michurin alugou um terreno com cerca de 500 metros quadrados não muito longe de Tambov, onde começou a recolher plantas, e iniciou a sua investigação em pomologia e seleção.
Em 1899,  adquiriu uma maior faixa de terra, cerca de 130.000 metros quadrados, e levou para lá os seus laboratórios.
Em 1920, logo após o final da Guerra Civil Russa, Vladimir Lenin ordenou ao Comissário Popular da Agricultura, Semion Sereda, que organizasse uma investigação analítica sobre as obras e  realizações de Michurin.
Em 20 de novembro de 1923, o Conselho Popular de comissários reconheceu o "Pomar" de Michurin como uma "instituição de importância para o Estado".
Em 1928, os soviéticos estabeleceram uma Unidade de Pesquisa genética com base nas pesquisas do "pomar" de Michurin, o que acabou sendo reorganizado como o Laboratório Central de Genética em 1934.
Michurin contribuiu significativamente para o desenvolvimento da genética, especialmente no campo da pomologia. No seu laboratório de citogenética, pesquisou a estrutura celular e experimentou poliploidia artificial.
Michurin estudou aspetos da hereditariedade, em ligação com o curso natural da ontogénese e influência externa, criando um novo conceito de predominância.
Provou que a hereditariedade depende da predominância, conceitos sobre a ontogénese, filogénese e sobre a estrutura inicial da célula, além de estudos sobre características individuais dos híbridos e das condições de cultivo.
Nas suas obras, Michurin assumiu a possibilidade da mudança de genótipo sob influência externa.

João Martinho   E5ºB




Mark Carleton nasceu a 3 de julho de 1866, nos Estados Unidos, e morreu a 25 de abril de 1925, aos 58 anos no Peru. Carleton era botânico e ficou conhecido pelo tempo que dedicou ao estudo das diferentes variedades de trigo. Quando esteve a trabalhar na Rússia, Carleton adquiriu uma série de variedades de cereais para testar nos Estados Unidos, sendo responsável pela introdução do trigo vermelho e trigo duro.    

Gonçalo Figueiredo  E5ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário