Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de janeiro de 2016

Biblioteca Humana

Numa parceria que tem acontecido anualmente entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se, nas escolas Secundária de Ermesinde (dia 10 dezembro) e D. António Ferreira Gomes (dia 14 de dezembro) mais uma edição da Biblioteca Humana.
Organizada pela Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade trouxe às nossas bibliotecas“livros”um pouco diferentes.
Estes livros/pessoas, representando grupos alvo de discriminação ou exclusão social, estiveram disponíveis para se encontrarem com os nossos “leitores", partilhando as suas experiências e esclarecendo dúvidas. O diálogo estabelecido foi uma ótima oportunidade de aprendizagem, que contribuiu para reduzir preconceitos, sensibilizar sobre a importância dos direitos humanos e  fomentar uma cidadania europeia aberta ao mundo.


Participaram na Biblioteca Humana cinco turmas do 9º ano e cinco docentes, nas sessões realizadas na Escola D. António Ferreira Gomes e quatro turmas do ensino secundário do 10º/11º anos e quatro professores na Escola Secundária de Ermesinde, que como tem sido habitual manifestaram um grande interesse por esta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário