Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

19 de dezembro de 2016

Comemoração do 68.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para assinalar o 68.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e numa parceria entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se nos dias 12 (Escola Secundária) e 13  de dezembro (Escola Básica D. António Ferreira Gomes), uma vez mais, a atividade Biblioteca Humana. Com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.
As 8 sessões realizadas (3 na Escola Básica D. António Ferreira Gomes e 5 na Escola Secundária) envolveram turmas dos 9.º 10.º, 11.º e 12.º anos que interagiram com os “livros humanos”, doentes oncológicos, imigrantes e cegos, vítimas de estereótipos, preconceitos e discriminação. Divididos em grupos, os alunos, a partir das experiências de vida partilhadas, não só colocaram questões como evidenciaram um grau de envolvimento e de compromisso ativo e profícuo.
No âmbito da celebração do Dia dos Direitos Humanos, as escolas aderiram com êxito à ação mundial Maratona de Cartas, promovida pela Amnistia Internacional, visando a pressão sobre casos de violação e desrespeito pelos direitos fundamentais. Foram recolhidas e enviadas para a sede cerca de 1400 cartas.

Sem comentários:

Enviar um comentário