Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

15 de dezembro de 2017

Biblioteca Humana

Para assinalar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e numa parceria entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se nos dias 11 (Escola Secundária) e 12 de dezembro (Escola Básica D. António Ferreira Gomes), uma vez mais, a atividade Biblioteca Humana. Com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.
As 6 sessões realizadas (3 na Escola Secundária e 3 na Escola Básica D. António Ferreira Gomes) envolveram turmas dos 9.º, 10.º e 11.º anos que interagiram com os “livros humanos” (dois voluntários que trabalham com os sem-abrigo, um representante da ACAPO e um representante da comunidade LGBT, na DAFG, e dois representantes da ACAPO, um representante da comunidade LGBT e um representante da etnia cigana, na ESE). Divididos em grupos, os alunos, a partir das experiências de vida partilhadas, não só colocaram questões como evidenciaram um grau de envolvimento e de compromisso muito ativo e profícuo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário